Após a recepção dividida do episódio final da 5ª temporada de Stranger Things, fãs passaram a analisar minuciosamente o novo documentário da Netflix sobre os bastidores da série e levantaram uma suspeita inusitada: os irmãos Duffer poderiam ter usado o ChatGPT durante a escrita do roteiro.
Em uma cena de A Última Aventura: Nos Bastidores de Stranger Things 5, Matt e Ross Duffer aparecem trabalhando no roteiro em um documento do Google Docs. Ao fundo, é possível ver diversas abas abertas no navegador, incluindo uma do Reddit e outra que, segundo fãs, seria do ChatGPT. A imagem rapidamente circulou nas redes sociais, com comentários questionando se a ferramenta de inteligência artificial teria sido utilizada no desenvolvimento da temporada.
Até o momento, os criadores da série não se pronunciaram sobre o assunto. No entanto, a diretora do documentário, Martina Radwan, comentou a especulação em entrevista ao The Hollywood Reporter e minimizou a teoria.
“Temos certeza de que aquilo era mesmo o ChatGPT? Ninguém provou que estava aberto”, afirmou. “E, para mim, é como: hoje em dia todo mundo tem isso aberto para fazer pesquisas rápidas. É como ter o celular ao lado do computador enquanto se escreve uma história.”
Radwan também destacou que o uso cotidiano da ferramenta não significa, necessariamente, que ela tenha sido empregada para escrever o roteiro. A diretora foi categórica ao descartar qualquer uso antiético de inteligência artificial na sala de roteiristas.
“Como alguém conseguiria escrever uma trama com 19 personagens usando o ChatGPT? Eu não consigo nem imaginar”, disse.
Questionada diretamente se presenciou o uso de IA generativa no processo criativo, respondeu:
“Não, de forma alguma. O que eu vi foram trocas criativas, conversas, colaboração.”
Até agora, não há qualquer evidência concreta de que os irmãos Duffer tenham utilizado o ChatGPT ou outra ferramenta semelhante para escrever a temporada final de Stranger Things.
O documentário A Última Aventura: Nos Bastidores de Stranger Things 5 já está disponível no catálogo da Netflix.

Sobre Stranger Things 5
A trama da 5ª temporada de Stranger Things acompanha Hawkins no outono de 1987, devastada pela abertura das Fendas. O grupo de amigos tem um único objetivo: derrotar Vecna. O problema é que ele desapareceu, deixando seus planos em mistério. Enquanto isso, a cidade está sob quarentena militar e Onze volta a se esconder, já que o governo intensifica a perseguição contra ela.
Conforme o aniversário do desaparecimento de Will se aproxima, também cresce a sensação de que algo terrível está prestes a acontecer. A batalha final contra uma escuridão ainda mais poderosa se aproxima, e apenas a união de todos poderá decidir o destino de Hawkins – e talvez do mundo.
O elenco de Stranger Things 5 inclui Winona Ryder (Joyce Byers), David Harbour (Jim Hopper), Millie Bobby Brown (Eleven), Finn Wolfhard (Mike Wheeler), Gaten Matarazzo (Dustin Henderson), Caleb McLaughlin (Lucas Sinclair), Noah Schnapp (Will Byers) e mais.
As cinco temporadas completas de Stranger Things estão disponíveis na Netflix.

