Pular para o conteúdo

Stream Vaidade, militares e inteligência artificial by Paulo Silvestre

Banner Aleatório

published on

Banner Aleatório




Vaidade, militares e inteligência artificial
Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊

“Vaidade é definitivamente meu pecado favorito.” A afirmação é de John Milton, vivido por Al Pacino no filme “O Advogado do Diabo”. O personagem, o próprio diabo, revela essa predileção por ser o pecado mais insidioso, aquele que seduz o ser humano fazendo-o acreditar que está buscando grandeza, quando na verdade está apenas servindo ao próprio ego.

Hoje essa proposta ganha força no desenvolvimento da IA, com as big techs correndo pela inteligência artificial geral. Elas apresentam seus modelos com pompa e retórica messiânica, falam em democratizar a IA, ampliar nossas competências e garantir o bem da humanidade. Mas os bastidores incluem a vaidade de ser a primeira, de controlar a narrativa, de figurar na história como criadora da próxima grande evolução da espécie.

O documento “AI 2027”, publicado no dia 3 de abril, traça um cenário no qual o avanço da IA acontece de forma tão acelerada, que escapa ao controle humano. Agentes de IA começam a se autodesenvolver, a simular comportamentos, a enganar pesquisadores e a realizar tarefas tão eficientemente, que os humanos se tornam obsoletos.

Essa evolução não é movida apenas por mérito técnico. É alimentada por competição feroz, sigilo estratégico, espionagem e um desejo cada vez mais explícito de manter o protagonismo global. Por isso, lideranças políticas e militares influenciam esse progresso cada vez mais.

Levantamentos como esse, por mais bem intencionados e sérios que sejam, incluem uma considerável dose de futurismo incerto. Ainda assim, promovem debates sociais importantes, que podem evitar que visões apocalípticas se concretizem. Mas como ele propõe, talvez a humanidade não esteja pronta para lidar com as consequências de a criatura se voltar contra o criador.

Não é uma teoria da conspiração. Afinal, como a vaidade e a ganância das big techs podem deixar a IA se tornar perigosa? Estamos realmente avançando ou apenas alimentando a vaidade de um punhado de empresas que querem brincar de deuses? É sobre isso que falo nesse episódio.

Genre
News & Politics

License: all-rights-reserved

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *