Pular para o conteúdo

Suspeito de liderar rede de sequestros violentos de empresários de criptomoeda em França foi detido em Marrocos. Era procurado pela Interpol – Observador

Banner Aleatório

Banner Aleatório

Foi detido em Marrocos, o suspeito de encabeçar uma rede de sequestros violentos que tinha como alvo magnatas de criptomoedas em França. Badiss Mohammed Bajjou, com 24 anos e dupla nacionalidade — francesa e marroquina –, era procurado pela Interpol há vários meses. Estava sinalizado com uma notícia vermelha da polícia internacional, fazendo parte da lista de criminosos mais procurados.

A notícia foi avançada pelo Le Parisien e confirmada pelo Le Figaro, que citam fontes próximas da investigação para noticiar que o homem foi encontrado e detido em Tânger pela polícia local. Segundo o Le Figaro, os ministros da Administração Interna de França e Marrocos mantiveram contacto próximo desde a localização do homem, até à garantia da sua detenção.

O suspeito era procurado por “extorsão organizada”, “prisão arbitrária, sequestro, cárcere privado ou detenção de refém para obter a execução de uma ordem ou condição, cometido por um gangue organizado” , “violência agravada” e “lavagem de dinheiro”, como se lista na notícia vermelha da Interpol.

O Le Figaro avança ainda que o suspeito terá orquestrado, a partir do Marrocos, o sequestro, no final de janeiro, do cofundador da Ledger, David Balland, que foi mantido em cativeiro por 48 horas e acabou por ser mutilado. Foi-lhe cortado um dedo de uma mão como forma de pressão para entregasse aos criminosos um resgate avultado.

Um cúmplice do homem de 24 anos que foi detido esta quarta-feira ainda não foi detido e as buscas continuam, segundo o Le Parisien. Entretanto, o Ministro da Justiça,  Gérald Darmanin, elogiou esta operação através do X. “Agradeço sinceramente a Marrocos por esta detenção, que demonstra a excelente cooperação judiciária entre os nossos dois países, nomeadamente na luta contra a criminalidade organizada”, escreveu na rede social.

Neste sábado, vinte e cinco jovens (com idades compreendidas entre os 16 e os 23 anos), incluindo seis menores, foram acusados em Paris por uma onde de violência que vitimou vários magnatas das criptomoedas franceses. “Dezoito pessoas foram colocadas em prisão preventiva, três pediram um adiamento da audiência e quatro foram colocados sob supervisão judicial”, revelou o Ministério Público de Paris.

A investigação visava uma “tentativa de sequestro por um gangue organizado” e concentrava-se numa tentativa de sequestro em plena luz do dia, a 13 de maio, em Paris, que teve como alvo a filha de 34 anos e o neto do diretor de uma empresa de criptomoedas.

Houve mais uma tentativa de rapto de empresários do mesmo ramo em Nantes, no final do mês passado. Julga-se que todos estes raptos e tentativas de rapto estejam relacionados entre si, incluindo do rapto de David Balland, em janeiro deste ano.



Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *