O debate sobre se o Bitcoin é mais adequado como meio de pagamento ou como reserva de valor voltou a esquentar. Desta vez, a discussão ganhou força após uma forte redução no custo para enviar a principal criptomoeda do mercado.
O principal explorador da blockchain do Bitcoin, o Mempool, publicou nesta semana que agora os usuários da maior rede de criptomoedas podem pagar a partir de apenas 0,1 satoshi por byte virtual (sat/vByte) para que suas transações sejam processadas. Um satoshi é a menor unidade de um Bitcoin, equivalente a 0,00000001 BTC.
Anteriormente, o custo mínimo era de 1 satoshi/vByte para que os mineradores processassem uma transação. No entanto, devido à baixa atividade na rede do Bitcoin, os mineradores reduziram essa taxa mínima em 90% para conseguir incluir mais blocos na blockchain.
Essas medidas se referem ao peso de uma transação e à rapidez com que ela será processada. Quando a blockchain está congestionada, o custo para priorizar transações aumenta.
O fato de o custo ter sido reduzido tão drasticamente indica que a demanda por espaço nos blocos caiu. Em outras palavras, há menos pessoas realizando transações — o que levou à aceitação de taxas muito mais baixas.
A rede do Bitcoin é operada por mineradores, que hoje em sua maioria são operações industriais compostas por galpões cheios de computadores caros que processam transações.
Os mineradores são recompensados por processar blocos — que contêm dados de transações — e adicioná-los à blockchain. Para cada bloco processado, os mineradores recebem 3,125 BTC (equivalente a US$ 367 mil no preço atual), além das taxas de transação.
Mas, à medida que menos pessoas usam a rede do Bitcoin para enviar fundos, inscrever Ordinals (também conhecidos como NFTs) ou realizar outras ações, as taxas de transação permanecem baixas — o que significa que os mineradores ganham menos por cada bloco validado.
Como explicou ao Decrypt o minerador pseudônimo Econoalchemist, transações com taxa de 0,1 sat/vByte sempre foram permitidas pelo protocolo, mas alguns operadores de nós podem optar por ignorar taxas tão baixas. As ações do Mempool e de outros nesta semana sugerem um movimento crescente de consenso para aceitar essas transações com taxas reduzidas.
“Com o tempo, as regras de política vão tender a se alinhar às regras de consenso, eliminando a maioria das restrições de retransmissão”, disse ele.
Grandes nomes do setor cripto e de pagamentos já lamentaram anteriormente a falta de atividade na blockchain — entre eles, o fundador do Twitter e CEO da Square, Jack Dorsey. Um defensor ferrenho do Bitcoin, ele já afirmou que a criptomoeda só terá sucesso se for usada para o que foi criada: enviar e receber dinheiro.
“Acho que, se não fizer a transição para pagamentos e não encontrar um uso cotidiano, vai se tornar cada vez mais irrelevante”, disse Dorsey sobre o Bitcoin em um podcast em abril.
Apesar disso, conforme o Bitcoin atinge novas máximas históricas, ele parece estar prosperando — embora com outro propósito: está sendo utilizado como um investimento em reserva de valor.
“Acho que o tempo dirá, mas o Bitcoin parece estar se consolidando como [um ativo de reserva de valor] e não sendo usado para nenhum tipo de transação”, disse Scott Norris, CEO da mineradora de Bitcoin Optiminer, ao Decrypt.
Ele acrescentou: “Enquanto houver impulso de alta no preço, as pessoas não vão usar o Bitcoin para transacionar. O Bitcoin é como um terreno digital — é muito valioso e seu valor continua crescendo. Ainda é muito novo, então não atingiu seu pico. Mas não é o melhor meio para transações. Você quer alavancar seu Bitcoin, não gastá-lo.”
Vale lembrar que quem envia uma transação em criptomoeda escolhe a taxa: se estiver com pressa para que o pagamento seja visto e processado pelos mineradores, pode aumentar a taxa e ela será incluída mais rapidamente em um bloco.
Ainda assim, alguns usuários do Crypto Twitter (ou X) comemoraram o fato de estar mais barato usar a principal blockchain. Um deles, Mandrick, escreveu: “Adoro ver transações abaixo de 1 sat/vByte no meu Mempool”, acrescentando que queria “pagar o mínimo possível”.
Ao ser questionado por alguém que afirmou que “as taxas são necessárias para proteger a rede”, ele respondeu: “É como quando liberais ricos reclamam de não serem taxados o suficiente. Basta mandar mais dinheiro para a Receita — eles aceitam!”
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt
- No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!