A OpenAI apresentou nesta terça-feira (25) um novo recurso para seu chatbot chamado “Images in ChatGPT”, que integra a capacidade do modelo GPT-4o de gerar imagens diretamente no ChatGPT. Segundo a OpenAI, o modelo pode criar ilustrações significativamente melhores que o DALL·E 3, utilizado anteriormente pela plataforma.
O modelo GPT-4o já está disponível há cerca de um ano, mas até então, ele podia gerar e editar apenas textos, não imagens. A nova funcionalidade de geração de imagens do ChatGPT está sendo disponibilizada inicialmente para os assinantes dos planos Plus, Pro, Team e Gratuito.
O limite de uso para os usuários gratuitos será o mesmo do DALL·E 3, ou seja, será possível gerar apenas três imagens por dia.
De acordo com a OpenAI, o GPT-4o realiza um processamento mais detalhado antes de iniciar a geração, permitindo a criação de imagens mais precisas e detalhadas. Além disso, a funcionalidade pode editar imagens existentes.
A empresa também destaca que a ferramenta representa uma melhoria na renderização de textos, deixando-os mais legíveis e coerentes, sem erros de digitação — algo comum no DALL·E 3.
“Treinamos nossos modelos com um conjunto de imagens e textos disponíveis online, aprendendo não apenas como as imagens se relacionam com a linguagem, mas também entre si. Combinado com um pós-treinamento agressivo, o modelo resultante tem uma fluência visual surpreendente, capaz de gerar imagens úteis, consistentes e sensíveis ao contexto.”
– OpenAI.
Além disso, o recurso conta com a capacidade de analisar e aprender com imagens enviadas pelo usuário, entregando ilustrações ainda mais detalhadas. Por fim, a OpenAI afirma que o GPT-4o pode lidar com um número maior de objetos em uma única imagem do que outros sistemas similares.
Com o treinamento do sistema com uma grande variedade de conteúdos, a OpenAI promete criar ou editar imagens ultrarealista em diferentes estilos. Confira alguns exemplos:
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais.
Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com