Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Tether, criptomoeda do tipo stablecoin, que afirma ter seu valor atrelado ao dólar americano, está cotada a US$ 1,00 neste sábado. A criptomoeda registrou uma variação de 0,01% nas últimas 24 horas e ocupa a quarta posição entre as mais populares em termos de capitalização de mercado.
A Tether foi a primeira stablecoin a ser criada, em 2014, pelos empresários Reeve Collins e Brock Pierce, além do desenvolvedor Craig Stellers. A moeda é emitida pela empresa Tether Limited, que já esteve envolvida em diversas polêmicas. Entre elas, uma acusação da Promotoria de Nova York de que a companhia teria usado fundos da Tether para cobrir um rombo de US$ 850 milhões na exchange de criptomoedas Bitfinex, que é controlada pelos mesmos donos da Tether Limited.
O que é uma stablecoin?
As moedas virtuais, ou criptomoedas, surgiram em 2008 como uma alternativa à desvalorização de moedas tradicionais após a crise econômica global. Elas funcionam por meio de uma tecnologia de criptografia que garante a segurança das transações e o controle da geração de novas unidades. Para realizar as operações, as criptomoedas usam uma base de dados descentralizada, conhecida como blockchain.
Ao contrário de moedas tradicionais como o dólar e o real, as criptomoedas não são reguladas por nenhuma instituição financeira e não exigem intermediários nas transações. Essa característica gerou críticas do mercado formal, que as acusa de serem voláteis e vulneráveis a fraudes, além de não terem um marco legal para proteger seus usuários.
Apesar disso, as criptomoedas têm ganhado aceitação e têm sido adotadas por empresas, investidores e até mesmo países. O bilionário Elon Musk, por exemplo, já fez comentários favoráveis sobre criptomoedas como o bitcoin e o dogecoin, chegando a permitir temporariamente o uso delas como forma de pagamento em sua empresa, a Tesla.

