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Trabalhadores brasileiros são treinados, mas não conseguem aplicar o que aprendem; o que acontece?

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Especialista em aprendizagem corporativa discute a razão de conteúdos oferecidos nas empresas não serem absorvidos

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Aprender no ambiente de trabalho virou mais uma tarefa da agenda corporativa, sem conexão com o propósito profissional. Apesar de ter investimento financeiro, diversos programas de capacitação não conseguem virar resultados práticos no dia a dia dos trabalhadores.

Em vez de fomentar a autonomia e o desenvolvimento, muitas trilhas de aprendizado acabam apenas acumulando certificados sem gerar mudança, avalia Mariana Achutti, CEO da Newnew, empresa de aprendizagem corporativa.

Segundo ela, ainda que as empresas invistam tempo e dinheiro, os profissionais continuam desmotivados porque o conteúdo não tem “utilidade direta no trabalho”.

Achutti acrescenta que o que faz um profissional se engajar em um projeto de é saber que aquilo será aplicado no dia a dia. “Não adianta ser só teórico ou conceitual, precisa resolver problemas reais”, reforça.

Uma pesquisa realizada pela Newnew mapeou os principais desafios da educação corporativa no Brasil.

Segundo o estudo, uma das alternativas é redesenhar o aprendizado para que se integre ao fluxo de trabalho. Por exemplo, “sair de formatos conteudistas para experiências de aprendizado que sejam imersivas, aplicáveis, personalizadas e conectadas aos desafios cotidianos”.

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