Trump Media continua a marcar presença no mundo das criptomoedas. Após acumular uma reserva de 2 mil milhões de dólares em Bitcoin, a empresa investiu mais 300 milhões em opções desta criptomoeda líder.


Trump Media and Technology Group anunciou recentemente ter alocado 300 milhões de dólares em opções ligadas ao Bitcoin. Esta estratégia parece concebida para permitir que a empresa tire partido das flutuações de preço do Bitcoin, sem necessariamente deter mais da criptomoeda em si.
Esta decisão surge após a constituição de uma carteira de Bitcoin de 2 mil milhões de dólares pela Trump Media, representando dois terços da sua liquidez total. Com este investimento adicional em produtos derivados, o grupo procura claramente aumentar a sua exposição ao mercado de criptoativos.


Contudo, esta estratégia levanta sérias questões quanto a potenciais conflitos de interesse. De facto, os analistas estão preocupados com a influência que Donald Trump pode ter, através da sua plataforma Truth Social, nos preços dos ativos digitais.
Os riscis de conflitos de interesse ligados à influência politica
As suas posições públicas já demonstraram no passado a capacidade de influenciar os mercados, como em março passado quando uma das suas declarações levou a um aumento do Bitcoin e do Ethereum. A combinação do peso político de Trump e dos seus investimentos em criptomoedas poderá, portanto, esbater as linhas éticas e criar riscos de manipulação.
Para além dos aspetos puramente financeiros, este investimento da Trump Media em opções de Bitcoin levanta questões fundamentais sobre as ligações entre as esferas política e económica. Embora o grupo tenha garantido que o presidente Trump “nunca esteve envolvido em conflitos de interesse”, os analistas mantêm-se cautelosos face a esta situação.
Será, portanto, essencial monitorizar atentamente as futuras decisões e posições da Trump Media, para garantir que os interesses pessoais do grupo não se sobreponham ao interesse geral. O futuro dirá se este investimento audacioso se revelará rentável, ou se alimentará ainda mais as controvérsias em torno do presidente americano.
Sobre o mesmo assunto :

