Pular para o conteúdo

UFC lança Cátedra para discutir os impactos da Inteligência Artificial – Opinião CE

Banner Aleatório

A Universidade Federal do Ceará (UFC) dará um novo passo na agenda de pesquisa e inovação ao lançar, na próxima terça-feira (16), a Cátedra Luiza de Teodoro, iniciativa voltada a estudar os impactos da Inteligência Artificial (IA) na formação profissional e no mundo do trabalho. O anúncio ocorrerá durante mais uma edição das Conferências Avançadas, promovidas pelo Colégio de Estudos Avançados (CEA), no auditório da Reitoria, a partir das 17h30.

Banner Aleatório

Embora o evento tenha como tema-central a crise humanitária na Palestina, com conferência ministrada pela professora licenciada do curso de Jornalismo da UFC e deputada federal Luizianne Lins (PT), o lançamento da nova cátedra posiciona a universidade no debate contemporâneo sobre tecnologia e sociedade.

A Cátedra Luiza de Teodoro terá como pesquisador-chefe o professor Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno, diretor do CEA. O objetivo é estruturar um espaço permanente de pesquisa interdisciplinar sobre os efeitos da IA na educação superior, na produção científica, nas rotinas profissionais e nas relações éticas que emergem na sociedade brasileira e global.

Tarcísio Pequeno destaca que Luizianne Lins, integrante da Comissão Especial sobre a Regulamentação da Inteligência Artificial na Câmara dos Deputados, apoiará diretamente as atividades da cátedra. “A Inteligência Artificial já produz transformações profundas no exercício profissional. A universidade precisa se antecipar, compreender as consequências e orientar políticas públicas, regulamentação e formação qualificada”, aponta o professor.

A iniciativa reforça o movimento da UFC para ampliar sua presença em temas estratégicos ligados à inovação, regulação tecnológica, inclusão digital e transformação do mercado de trabalho. A expectativa é que a cátedra promova seminários, grupos de estudo, publicações e interlocução com setores público e privado.

Um evento para discutir tecnologia, política e sociedade

Além do lançamento, as Conferências Avançadas seguem sua proposta original: aproximar a comunidade acadêmica de pesquisadores e figuras públicas que discutem questões urgentes do mundo contemporâneo, como desigualdade, filosofia, política global, impactos tecnológicos e desafios humanitários.

Aberto ao público, o encontro reforça o papel da UFC como centro de produção de conhecimento crítico e inovação em um momento em que o Brasil avança nas discussões de regulação da IA e na formulação de políticas sobre o uso responsável das tecnologias emergentes.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *