Uso de tecnologia e inteligência artificial vira tendência em construções e design de interiores — Jornal da Nova

A tecnologia já transformou diferentes setores do mercado de trabalho, e, no caso da construção civil, não poderia ser diferente. Ferramentas como as inteligências artificiais e a automação de processos vêm ditando os rumos do segmento, garantindo mais praticidade e produtividade no dia a dia – além de recursos exclusivos voltados para o design de interiores.

 

Uma das principais vantagens dos avanços tecnológicos é a possibilidade de prever e controlar erros muito comuns que, antigamente, eram quase impossíveis de se impedir. Os algoritmos utilizam informações reais para otimizar os processos e garantir que tudo saia como o esperado, eliminando imprevistos que costumam custar caro.

 

É por isso que, ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia não tem o papel de substituir a presença humana, mas, sim, de auxiliar.

 

Existem diversos exemplos de avanços tecnológicos que já estão sendo aplicados na prática dentro da construção civil. Dentre eles, podemos destacar o uso de impressões 3D para produzir materiais ou até mesmo estruturas completas! Em 2020, foi construído um prédio de dois andares em Dubai inteiramente com peças impressas, utilizando apenas três funcionários na montagem.

 

No momento, a impressão 3D ainda se encontra em um processo experimental na construção, mas a expectativa é que seu papel se torne determinante em um futuro próximo. Paralelamente, temos a ampla utilização dos sistemas armazenados em nuvem, que vêm eliminando barreiras e permitindo que uma obra seja administrada por profissionais de diversos lugares diferentes.

 

A computação em nuvem armazena recursos em servidores da internet, permitindo que sejam acessados remotamente de qualquer lugar. A partir disso, torna-se possível acompanhar tudo a distância, em muitos casos dispensando a necessidade de engenheiros e arquitetos estarem presentes no canteiro de obras. Essa é apenas uma das praticidades proporcionadas pela tecnologia.

 

Já o papel das IAs vem sendo mais explorado na parte de design de interiores, na qual a customização costuma ser mais intensa. Algumas dessas ferramentas já são democratizadas e encontram-se disponíveis para todos, seja em versões gratuitas limitadas ou em serviços pagos.

 

A Remodeled.AI, por exemplo, é uma IA que decora cômodos virtualmente, permitindo que as pessoas tenham uma visão mais prática de como ficaria sua casa em diferentes estilos de decoração. Esses recursos são muito úteis para pessoas que estão realizando reformas ou buscando inspiração para repaginar seu lar, deixando em suas mãos apenas a parte prática, que geralmente envolve o uso de ferramentas como o martelete.

 

Com ferramentas como essa, a expectativa é que cada vez mais pessoas tenham acesso a serviços que, no geral, costumam ser acessíveis a apenas uma pequena parcela da população. 

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima