Você provavelmente já se frustrou pelo menos uma vez ao escrever um prompt. Às vezes, as ferramentas de IA simplesmente não conseguem fazer o que pedimos. Um usuário do Reddit tentou 147 promps diferentes no ChatGPT sem sucesso. Mas ele perseverou e desenvolveu um prompt que deve tirar a maior parte do trabalho de criar prompts das suas mãos no futuro. Só que apesar de visualizações e compartilhamentos, sua criação acabou sendo criticada.

Lyra, a rainha dos prompts?
O objetivo do usuário “Prestigious-Fan118” era criar um prompt que ajudasse a criar prompts fáceis de usar, porém detalhados e promissores no futuro. Um prompt para prompts — também conhecido como meta-prompt. Neste caso, o usuário até tem um nome próprio para sua criação: Lyra.
Os meta-prompts são extremamente úteis, especialmente se você não quiser escrever instruções detalhadas de inteligência artificial ou simplesmente não estiver satisfeito com os resultados do ChatGPT, Gemini e similares. Com eles, basta escrever um prompt simples de uma linha e a IA fará o resto. Por exemplo, você pode pedir que ela escreva um plano para uma aplicação específica: “o que almoçar hoje?”,
Se você fizer isso em algum chatbot, a sugestão será inicialmente superficial e trará alguns resultados. Porém, a ideia será muito geral e dificilmente adaptada às suas necessidades: tempo, possíveis restrições alimentares, ingredientes disponíveis, quantidade de pessoas, etc.. O meta prompt de Prestigious-Fan118 pega seus prompts simples e os transforma em prompts detalhados de vários milhares de caracteres.
After 147 failed ChatGPT prompts, I had a breakdown and accidentally discovered something
byu/Prestigious-Fan118 inChatGPT
Como funciona o prompt de 6 milhões de visualizações?
As instruções são muito longas e complexas. E esse é justamente um dos motivos para o usuário ter recebido tantas críticas. Voltaremos a citar essa questão mais para frente, por enquanto vamos resumir o que o tal prompt Lyra faz:
- Ele gera um texto predefinido descrevendo como ele procede e o que precisa de você. Este texto é sempre o mesmo.
- Dependendo do tópico, a IA escolhe um dos dois modos: o modo detalhado com perguntas para melhores respostas ou o modo básico para respostas rápidas.
- Dependendo do modo, o chatbot criará um prompt ou fará perguntas para esclarecer detalhes.
- Depois de responder às perguntas, um prompt detalhado será criado e provavelmente ajudará você a obter bons resultados.
- Depois que as instruções são criadas, a IA também lista como elas diferem das originais.
- No final, há uma dica profissional que pode ajudar você a trabalhar mais com o prompt.
Por que o prompt foi criticado?
Embora seja bem-sucedido, o prompt não foi muito popular entre a maior parte dos usuários nos comentários. No próprio post, Prestigious-Fan118 editou com os números: mais de 6 milhões de visualizações e mais de 60 mil compartilhamentos. Todavia, nem tudo que viraliza é pelo lado positivo. Muitas vezes ocorre justamente o contrário, inclusive. Mas afinal, qual o problema de fato com a criação?
Para muitos, o prompt parece excessivamente complicado para o que deveria ser um comando simples. O cerne do prompt são as perguntas que a IA deve fazer. Com o conhecimento prévio adequado, a IA pode se adaptar melhor às suas necessidades e, assim, entregar melhores resultados. Um prompt dessa magnitude não é realmente necessário para isso.
Vale a pena experimentar o prompt para ver o que ele pode fazer por curiosidade? Sim. No entanto, existem maneiras muito mais eficientes e eficazes de criar esses meta-prompts. Você pode obter um resultado parecido de forma bem mais fácil se digitar seu prompt de uma linha e em seguida pedir que a IA faça perguntas para que ela forneça uma resposta melhor.
No final, o usuário fez algo extremamente complexo e que não é novidade no mundo da tecnologia. Ele poderia ter gastado muito menos tempo se tivesse condicionado melhor a IA. A propósito, as 147 tentativas de prompt não eram para algo difícil, foram para que o GPT escrevesse um simples e-mail de vendas onde não parecesse um robô. Teria sido muito mais rápido se ele simplesmente escrevesse o e-mail sozinho.
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no YouTube e visite as nossas páginas no TikTok, Facebook, Threads, Instagram, Bluesky, X e Twitch!