Na última semana, foi difícil não ver em publicações do Instagram, no X (antigo Twitter) ou no TikTok, as fotos de amigos, familiares e mesmo celebridades estilizadas como nos filmes produzidos pelo Studio Ghibli — fundado pelo renomado cineasta japonês Hayao Miyazaki e responsável por filmes como “Meu vizinho Totoro” ou “A viagem de Chihiro”.
Desde a última terça-feira (25), o ChatGPT permite ao usuário enviar uma imagem, que a inteligência artificial reproduz no estilo do famoso Studio Ghibli.
Veja também
A última atualização feita pela OpenAI, responsável pelo ChatGPT, virou trend e milhares de imagens espalharam-se pelos perfis em diferentes redes sociais. As informações são do O Globo.
Apesar do sucesso, a novidade foi recebida com preocupação por ilustradores e outros profissionais da indústria criativa. Trecho de documentário de 2016, em que Miyazaki chama a IA de “um insulto à própria vida”, voltou a circular após as imagens se popularizarem.
Essa não é a primeira vez que profissionais da indústria criativa — como escritores, atores, músicos e artistas visuais — demonstram a preocupação com a questão.
Em 2024, um grupo de mais de 10 mil atores e músicos, incluindo o escritor Kazuo Ishiguro, a atriz Julianne Moore e o músico Thom Yorke do Radiohead, assinaram uma carta aberta criticando o “uso não licenciado de obras criativas” para treinar modelos de IA, incluindo o ChatGPT.
‘Máxima liberdade criativa’
Porta-voz da OpenAI, Taya Christianson disse que o objetivo da empresa é dar “o máximo de liberdade criativa” aos usuários. Contudo, existem restrições nas atualizações de geração de imagens pelo ChatGPT.
“Continuamos a impedir gerações no estilo de artistas vivos individuais, mas permitimos estilos de estúdio mais amplos, que as pessoas usaram para gerar e compartilhar algumas criações originais de fãs verdadeiramente encantadoras e inspiradas”, disse em declaração por e-mail.
Ainda segundo a porta-voz, a nova atualização para geração de imagens com o estilo do Studio Ghibli foi uma “abordagem conservadora” da empresa.
Apesar disso, a OpenAI comemorou a popularidade das imagens geradas pelo ChatGPT. O CEO da empresa, Sam Altman, por exemplo, mudou a foto de perfil no X para uma imagem sua no Ghiblified. Ele também postou uma piada sobre a trend e como as imagens feitas pelo ChatGPT terem maior precisão do que em plataformas anteriores, que também usavam inteligência artificial.
Sucesso entre políticos e famosos brasileiros
Estilizar as próprias fotos como se tivessem sido feitas pelo Studio Ghibli também está fazendo sucesso entre anônimos, famosos e até políticos.
Entre as autoridades brasileiras que fizeram a ‘trend’, está o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).