
O vereador cuiabano Dídimo Vovô (PSB) protagonizou uma cena digna de manual sobre como não usar inteligência artificial. Ao recorrer ao ChatGPT para revisar um texto crítico à viagem internacional do prefeito Abílio Brunini (PL), o parlamentar esqueceu de apagar o aviso inicial deixado pela própria ferramenta e acabou virando motivo de piada nas redes sociais.
Na postagem original, publicada em seu perfil, Dídimo atacava a viagem que Abílio fará a Dubai e à China, onde o prefeito participará da Cúpula das Cidades Ásia-Pacífico 2025 e da China International Import Expo. O problema é que o texto começava com a frase:“Aqui está a versão revisada e aprimorada do seu texto com correção ortográfica, gramatical, fluidez, dinamismo e tom jornalístico.”
A confusão foi imediata. Internautas não pouparam ironias: “Olha o nível do vereador da oposição, esqueceu de editar a legenda que o ChatGPT criou”, escreveu um seguidor.
“Adiantou o quê apagar? Já tiraram print!”, debochou outro. Constrangido, o vereador apagou a publicação e subiu novamente o post, desta vez sem legenda.
O assessor de Didimo assumiu o erro. Em vídeo, ele disse que usou a ferramenta para otimizar tempo. “Dá mobilidade, embora usei da forma errada”.

