A Walt Disney Company a OpenAI chegaram a um acordo para que a Disney se torne a primeira grande parceira de licenciamento de conteúdo da Sora, a plataforma de vídeos generativos de IA de formato curto da OpenAI, unindo essas duas líderes em criatividade e inovação para desbloquear novas possibilidades na narrativa imaginativa.
Como parte deste novo acordo de licenciamento de três anos, a Sora poderá gerar vídeos curtos para redes sociais, acionados pelo usuário, que poderão ser visualizados e compartilhados pelos fãs, utilizando um conjunto de mais de 200 personagens animados, mascarados e criaturas da Disney, Marvel, Pixar e Star Wars, incluindo figurinos, adereços, veículos e cenários icônicos. Além disso, a ChatGPT Images poderá transformar algumas palavras do usuário em imagens totalmente geradas em segundos, utilizando a mesma propriedade intelectual. O acordo não inclui o uso de imagens ou vozes de artistas.
Juntamente com o acordo de licenciamento, a Disney se tornará uma importante cliente da OpenAI, usando suas APIs para criar novos produtos, ferramentas e experiências, inclusive para o Disney+, e implementando o ChatGPT para seus funcionários.
Como parte do acordo, a Disney fará um investimento de US$ 1 bilhão em ações da OpenAI e receberá bônus de subscrição para adquirir ações adicionais.
Nos termos do acordo, a Disney e a OpenAI reafirmam um compromisso compartilhado com o uso responsável da IA, que protege a segurança do usuário e os direitos dos criadores. Juntas, as empresas promoverão uma IA centrada no ser humano, que respeite as indústrias criativas e expanda as possibilidades da narrativa.
“A inovação tecnológica tem moldado continuamente a evolução do entretenimento, trazendo consigo novas maneiras de criar e compartilhar grandes histórias com o mundo”, disse Robert A. Iger, CEO da The Walt Disney Company. “O rápido avanço da inteligência artificial marca um momento importante para o nosso setor e, por meio desta colaboração com a OpenAI, ampliaremos de forma ponderada e responsável o alcance de nossas narrativas através da IA ??generativa, respeitando e protegendo os criadores e suas obras. Unir as histórias e personagens icônicos da Disney com a tecnologia inovadora da OpenAI coloca a imaginação e a criatividade diretamente nas mãos dos fãs da Disney de maneiras nunca antes vistas, proporcionando-lhes formas mais ricas e pessoais de se conectar com os personagens e histórias da Disney que amam.”
“A Disney é referência mundial em narrativa, e estamos entusiasmados com a parceria que permitirá à Sora e à ChatGPT Images expandir a forma como as pessoas criam e vivenciam conteúdo de alta qualidade”, disse Sam Altman, cofundador e CEO da OpenAI. “Este acordo demonstra como empresas de IA e líderes criativos podem trabalhar juntos de forma responsável para promover a inovação que beneficia a sociedade, respeitar a importância da criatividade e ajudar as obras a alcançarem novos públicos vastos.”
Com a licença, os fãs poderão assistir a seleções especiais de vídeos gerados pela Sora no Disney+, e a OpenAI e a Disney colaborarão para utilizar os modelos da OpenAI a fim de criar novas experiências para os assinantes do Disney+, promovendo formas inovadoras e criativas de se conectar com as histórias e os personagens da Disney. A expectativa é que a Sora e a ChatGPT Images comecem a gerar vídeos inspirados por fãs com os personagens licenciados de diversas marcas da Disney no início de 2026.
Entre os personagens que os fãs poderão usar em suas criações estão Mickey Mouse, Minnie Mouse, Lilo, Stitch, Ariel, Bela, a Fera, Cinderela, Baymax, Simba, Mufasa, além de personagens dos universos de Encanto, Frozen, Divertida Mente, Moana, Monstros S.A., Toy Story, Up – Altas Aventuras, Zootopia e muitos outros; além de versões icônicas, animadas ou ilustradas, de personagens da Marvel e da Lucasfilm, como Pantera Negra, Capitão América, Deadpool, Groot, Homem de Ferro, Loki, Thor, Thanos, Darth Vader, Han Solo, Luke Skywalker, Leia, o Mandaloriano, Stormtroopers, Yoda e mais.
Como parte do acordo, a OpenAI se comprometeu a manter sua liderança no setor na implementação de medidas responsáveis ??para reforçar a confiança e a segurança, incluindo políticas adequadas à idade e outros controles razoáveis ??em todo o serviço. Além disso, a OpenAI e a Disney reafirmaram o compromisso mútuo de manter controles robustos para evitar a geração de conteúdo ilegal ou prejudicial, respeitar os direitos dos proprietários de conteúdo em relação aos resultados dos modelos e respeitar o direito dos indivíduos de controlar adequadamente o uso de sua voz e imagem.4
A transação está sujeita à negociação de acordos definitivos, às aprovações corporativas e do conselho de administração necessárias e às condições de fechamento habituais.


