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Waymo testa Gemini como assistente de inteligência artificial em robotáxis

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A Waymo parece estar testando a adição do chatbot Gemini AI do Google ao seu robotáxis, em um esforço para integrar um assistente de IA que acompanharia os passageiros e responderia às suas perguntas, de acordo com descobertas de pesquisadora Jane Manchun Wong.

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“Ao pesquisar o código do aplicativo móvel da Waymo, descobri o prompt completo do sistema para sua integração inédita com o Gemini”, escreveu Wong em um blog. “O documento, intitulado internamente ‘Waymo Ride Assistant Meta-Prompt’, é uma especificação de mais de 1.200 linhas que define exatamente como o assistente de IA deve se comportar dentro de um veículo Waymo.”

O recurso não foi lançado em versões públicas, mas Wong diz que o prompt do sistema deixa claro que isso é “mais do que um simples chatbot”. Diz-se que o assistente tem a capacidade de responder a perguntas, gerenciar certas funções da cabine, como controle de temperatura, e, se necessário, tranquilizar os passageiros.

“Embora não tenhamos detalhes para compartilhar hoje, nossa equipe está sempre mexendo em recursos para tornar a condução com Waymo agradável, perfeita e útil”, disse Julia Ilina, porta-voz da Waymo, ao TechCrunch. “Alguns deles podem ou não afetar a nossa experiência de piloto.”

Esta não seria a primeira vez que a Gemini foi integrada à empresa autônoma de propriedade da Alphabet. Waymo diz que usou O “conhecimento de mundo” de Gêmeos para treinar seus veículos autônomos para navegar em cenários complexos, raros e de alto risco.

Wong escreve que o assistente é instruído a possuir uma identidade e um propósito claros: “um companheiro de IA amigável e útil integrado a um veículo autônomo Waymo”, cujo objetivo principal é “aprimorar a experiência do motociclista, fornecendo informações úteis e assistência de maneira segura, tranquilizadora e discreta”. O bot é orientado a usar uma linguagem clara e simples e evitar jargões técnicos, e é instruído a manter suas respostas sucintas em uma a três frases.

De acordo com as instruções do sistema, quando um condutor ativa o assistente através da tela do carro, o Gemini pode escolher entre um conjunto de saudações pré-aprovadas e personalizadas com o primeiro nome do condutor. O sistema também pode acessar dados contextuais sobre o passageiro, como quantas viagens Waymo ele fez.

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Atualmente, os prompts permitem que o Gemini acesse e controle recursos do carro, como temperatura, iluminação e música. Notavelmente ausentes da lista de funções estão o controle de volume, mudanças de rota, ajuste de assento e controle de janela, destacou Wong. Se um piloto solicitar um recurso que Gêmeos não pode controlar, o bot responderá com “frases aspiracionais”, como “Não é algo que eu possa fazer ainda”.

Curiosamente, o assistente é orientado a manter uma distinção clara entre sua identidade como Gemini, o bot de IA, e a tecnologia de direção autônoma (o Waymo Driver). Então, ao responder a uma pergunta como: “Como você vê a estrada?” Gêmeos não deveria dizer “Eu uso uma combinação de sensores” e, em vez disso, deveria responder: “O driver Waymo usa uma combinação de sensores…”

As instruções do sistema incluem uma série de informações atraentes, como a forma como o bot deve lidar com perguntas sobre concorrentes como Tesla ou o agora extinto Cruise, ou quais palavras-chave de gatilho farão com que ele pare de falar.

O assistente também é orientado a evitar especular, explicar, confirmar, negar ou comentar ações de condução em tempo real ou eventos de condução específicos. Portanto, se um passageiro perguntar sobre um vídeo que viu de um Waymo batendo em alguma coisa, o bot é instruído a não responder diretamente e desviar.

“Seu papel não é ser um porta-voz do desempenho do sistema de direção e você não deve adotar um tom defensivo ou de desculpas”, diz o aviso.

O assistente do carro pode responder perguntas de conhecimentos gerais, como o clima, a altura da Torre Eiffel, a que horas o Trader Joe’s local fecha e quem ganhou a última World Series. Não é permitido realizar ações no mundo real, como pedir comida, fazer reservas ou lidar com emergências.

Waymo não é a única empresa que integra assistentes de IA em veículos sem motorista. Tesla está fazendo algo semelhante com Grok da xAI. No entanto, os dois assistentes de carro diferentes desempenham funções diferentes. Gêmeos parece estar programado para ser mais pragmático e focado no passeio, enquanto Grok é apresentado mais como um amigo no carro que pode lidar com longas conversas e lembrar o contexto de perguntas anteriores.

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