O Windows 11 24H2 vem com a versão 3.2 do Windows Display Driver Model (WDDM), que tem mais rapidez nos jogos. No entanto o documento de suporte da Microsoft também aponta para a otimização da NPU. De acordo com a Microsoft, o WDDM 3.2 é a primeira versão a otimizar o desempenho da NPU. Claro que isto beneficia o Copilot e o Recall.
Windows 11 24H2: mais rapidez nos jogos e na inteligência artificial
A Microsoft acredita que o processamento paralelo de gráficos ou tarefas intensivas de NPU é necessário. Além disso, a necessidade de lidar com grandes conjuntos de dados está em alta, e é por isso que a Microsoft está a disponibilizar o Windows 11 24H2 com o WDDM 3.2 otimizado para NPU.
De acordo com o documento de suporte descoberto pelo site Windows Latest, a Microsoft adicionou uma funcionalidade de “dirty bit tracking”. Assim torna mais rápida a movimentação de dados entre sistemas quando as máquinas virtuais se migram. No caso da NPU (Unidade de Processamento Neural), que é usada para integração de IA em PCs baseados em NPU, ajuda o chip acelerando as transferências de dados.
Isto permite que as tarefas de IA sejam executadas sem problemas. Naturalmente, estas alterações também ajudam nos jogos, incluindo a redução da latência em algumas configurações.
O “Dirty bit tracking” foi concebido principalmente para manter o desempenho da VRAM (memória de vídeo) quando os dados são transferidos entre hosts físicos durante a migração de VMs. Nos jogos, pode levar à redução do atraso e a um melhor desempenho quando um servidor ou instância de jogo é movido para outro local.
O registo de alterações do WDDM 3.2 é bastante complexo e confuso, mas ajuda sobretudo no desempenho de jogos e tarefas de IA.
Dirty Bit Tracking: Em teoria, acelera a movimentação de dados entre computadores, mas o cenário real do Dirty Bit Tracking não é claro nos jogos. Poderá eventualmente ajudar com problemas de latência.
Migração em tempo real de diferentes dispositivos GPU-P: Esta alteração chega para reduzir o tempo de inatividade. Isto quando se deslocam tarefas de jogos ou de IA, pelo que, mais uma vez, é algo que apenas os fabricantes de chips podem explorar e não algo que um utilizador final possa controlar.
Objeto de sincronização de cerca nativa de GPU: Basicamente, isso reduz a carga na CPU, permitindo que a GPU lide com a sincronização entre motores. Quando a carga da CPU se reduz e a GPU assume a tarefa, o desempenho geral do seu dispositivo pode melhorar.
Notificação de interrupção condicional: Poupa energia.
Armazenamento de valores de vedação na memória local da GPU: Acelera as respostas do jogo.
Envio de trabalho no modo de utilizador (em curso): Envia tarefas diretamente para a GPU, tornando o processamento mais rápido.
Extensão DDI de codificação de vídeo D3D12: Suporta melhor qualidade de vídeo em jogos.
Depuração TDR (Timeout Detection and Recovery): Melhora a estabilidade e a depuração de jogos.
Estas melhorias funcionam apenas com drivers gráficos e NPU compatíveis com WDDM 3.2.
O Windows 11 24H2 com WDDM 3.2 está disponível apenas para PCs Copilot+. No entanto grande atualização de funcionalidades começará a chegar aos consumidores com hardware Intel e AMD no final de setembro.