Após uma semana relativamente tranquila para as altcoins, XRP, Dogecoin e Shiba Inu receberam uma nova onda de atenção devido a uma atualização significativa da Gemini. A exchange de criptomoedas dos EUA anunciou que agora permite oficialmente que esses três tokens, além de Bitcoin Cash e Solana, sejam usados como ativos de colateral cruzado em sua plataforma de derivativos.
A decisão da Gemini permite que os detentores de XRP, DOGE e SHIB utilizem seus tokens como colateral para contratos perpétuos liquidados em GUSD, um recurso que anteriormente era limitado a BTC, ETH, USDT e a stablecoin GUSD da Gemini. Os cinco novos tokens suportados têm “haircuts” de colateral variados, significando que apenas uma parte de seu valor é considerada para os requisitos de margem. XRP e Solana têm um haircut de 15%, enquanto Dogecoin e Shiba Inu enfrentam um haircut mais severo de 30% devido aos seus perfis de maior volatilidade.
Essa mudança facilita para os usuários a negociação de derivativos usando uma gama mais ampla de ativos, aprofundando a utilidade dessas criptomoedas e abrindo novos casos de uso para traders que desejam alavancar seus ativos em contratos perpétuos sem converter para stablecoins. É um passo particularmente significativo para o XRP, que busca fortalecer seu apelo institucional e utilidade em pagamentos globais. A mudança também é benéfica para as moedas meme Dogecoin e Shiba Inu, que estão vendo uma demanda crescente fora do nicho de moedas meme.
Essa expansão reflete uma tendência maior nos derivativos de criptomoedas, com muitas exchanges, especialmente nos EUA, abrindo cada vez mais suas portas para altcoins. Isso representa uma reviravolta drástica em relação ao estado do mercado de criptomoedas alguns anos atrás. Por quase três anos, o XRP foi retirado ou indisponível na maioria das plataformas de negociação dos EUA devido à batalha legal entre a Ripple e a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. Somente em julho de 2023, após a decisão parcial da juíza Analisa Torres de que o XRP não era um valor mobiliário quando vendido em exchanges, o token começou a retornar às principais plataformas dos EUA, incluindo a Gemini.
No momento da escrita, o XRP está sendo negociado em torno de $3,13, uma queda de 1,4% em relação ao dia anterior, mas ainda dentro de sua faixa recente entre $3,06 e $3,18. Dogecoin está sendo negociado a $0,2226, com movimento intradiário modesto após não conseguir sustentar seu avanço acima de $0,23. O rei das moedas meme caiu 3,2% e 14,2% nas últimas 24 horas e sete dias, respectivamente. Shiba Inu, por sua vez, está sendo negociado a $0,000013, também com queda de cerca de 4% nas últimas 24 horas e mais de 13% nos últimos sete dias. No entanto, muitos analistas ainda mantêm uma perspectiva otimista de longo prazo para essas criptomoedas. Modelos de previsão projetam que Dogecoin pode subir para $1 no atual ciclo de alta, enquanto SHIB deve atingir pelo menos $0,000045. A trajetória do XRP é ainda mais ambiciosa entre muitos analistas de criptomoedas, com metas de preço variando.