O YouTube começou a experimentar um novo recurso que deve ajudar usuários a interromperem a reprodução de vídeos automaticamente na hora de dormir, por exemplo. Chamada de “Timer de Suspensão”, a nova função do aplicativo já está disponível para testes com vários usuários que assinam o YouTube Premium.
O recurso permite definir um temporizador de 10, 15, 20, 30, 45 ou 60 minutos. Quando o tempo escolhido chega ao fim, o vídeo é pausado automaticamente. Também é possível selecionar uma opção que interrompe a reprodução assim que o vídeo termina.
Para configurar o temporizador, basta escolher o vídeo que deseja assistir e tocar no botão de configurações com ícone de engrenagem na parte superior direita da tela. Toque no menu de “Configurações avançadas”, e então, em “Timer de suspensão”. Após isso, basta escolher o tempo que deseja definir para a suspensão automática da reprodução.
Ao iniciar o timer, a cada minuto, uma barra é exibida na parte inferior do vídeo informando o tempo restante até que a reprodução seja suspensa. Assim que a reprodução é interrompida, o aplicativo exibe uma mensagem informando que o tempo acabou. Caso deseje continuar assistindo, é possível tocar no botão de “adicionar tempo”.
O Timer de Suspensão é muito semelhante ao controle de tempo de exibição do YouTube. No entanto, graças aos seus controles facilitados no próprio reprodutor, ele pode ser uma opção mais interessante para aqueles que não querem manter a tela do celular ligada por longos períodos antes de eventualmente cair no sono.
A função permanecerá disponível em fase experimental até 2 de setembro para usuários do Android e iOS. Após isso, a plataforma deve fazer otimizações com base no feedback de seus usuários para tornar a ferramenta mais conveniente. Infelizmente, ainda não há uma previsão para o lançamento do timer de suspensão na versão gratuita do YouTube.