A advocacia trabalhista se reuniu na última quinta-feira (22/8) na OAB Paraná para a abertura do V Congresso de Direito do Trabalho, que nesta edição homenageou Cássio Lisandro Telles e Sinara Lucia Tomasi Telles. O primeiro dia do evento organizado pela Comissão de Direito do Trabalho em parceria com a Escola Superior de Advocacia da OAB Paraná (ESA) reuniu referências na área em um diálogo sobre temas atuais na área. A programação prossegue ao longo desta sexta-feira (23).
“Estamos muito felizes em receber na nossa casa mais uma edição deste importante congresso, que já é um dos mais tradicionais da nossa OAB Paraná”, destacou a presidente da seccional, Marilena Winter, em vídeo gravado da OAB Londrina, onde participa do 8º Colégio de Presidentes de Subseções, especialmente para o evento. Ao lado de Marilena, a secretária-geral adjunta da seccional, Roberta Santiago, frisou tratar-se de um dos congressos mais esperados pela advocacia trabalhista em virtude dos temas relevantes que são tratados.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Paraná, Luís Alberto G. Gomes Coelho, que pontuou o desafio de organizar e promover um debate relevante. “A advocacia trabalhista, o direito do trabalho e a jurisprudência têm mudado muito, o que nos exige cuidado na escolha dos temas e palestrantes. Em razão disso, solicitamos à coordenação geral e científica do evento que fizesse uma rigorosa seleção de temas, práticos e atuais, e conseguimos trazemos temas como efetividade na execução trabalhista, aspectos práticos das audiências trabalhistas, mediação e arbitragem trabalhista – tema atualizadíssimo que vai demandar uma boa reflexão e talvez uma reconstrução da advocacia trabalhista, advocacia em tempos de IA, competências da Justiça do Trabalho e reclamações constitucionais”, afirmou.
A mesa de autoridades foi composta pelo desembargador Luiz Eduardo Gunther (TRT9), pela vice-procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MP-PR), Patricia Blanc Gaidex; pelo advogado membro do Comitê do Departamento de Direito do Trabalho do Instituto dos Advogados do Paraná, Rodrigo Fortunato Goulart; pelo presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR), Marco Aurélio Guimarães; e pela vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB e coordenadora geral do Congresso, Giovanna Lepre Sandri.
[…conteúdo omitido…]