Com o nome de “Dear Sydney” (“Querida Sidney”), o anúncio do Google para os Jogos Olímpicos não foi muito bem aceito pelo mercado.
No vídeo, um pai usa a Gemini AI, plataforma de inteligência artificial (IA) do Google, para ajudar sua filha a escrever uma carta para o seu atleta preferido: Sydney McLaughlin-Levrone, especialista em obstáculos e revezamento.
Porém, o comercial sofreu algumas críticas. “Tudo na premissa deste anúncio faz meu sangue ferver”, escreveu Shelly Palmer, especialista em marketing, em seu blog.
Anúncio do Google é comparado com Crush, da Apple
Algumas pessoas, por exemplo, chegaram a fazer uma comparação do anúncio do Google com “Crush”, da Apple, que também sofreu muitas críticas depois de esmagar várias ferramentas artísticas.
“O comercial do iPad da Apple e o comercial do Google Gemini AI são versões diferentes da mesma coisa. Ambos dão a mesma sensação de que algo está muito errado, uma espécie de surdez para as preocupações e medos válidos da maioria. Ambos os comerciais foram desenvolvidos internamente”, disse Michael J. Miraflor, em uma postagem no X.
The Apple iPad commercial and the Google Gemini AI commercial are different versions of the same thing.
They both give the same feeling that something is very off, a sort of tone-deafness to the valid concerns and fears of the majority.
Both spots developed in-house. pic.twitter.com/G2JaNgLUqT
— Michael J. Miraflor (@michaelmiraflor) July 29, 2024
“Acreditamos que a IA pode ser uma ótima ferramenta para alimentar a criatividade humana, nunca será capaz de substituí-la”, falou um porta-voz do Google em uma entrevista ao AdAge. “Nosso objetivo era contar uma história autêntica que celebrasse a seleção olímpica dos EUA. “O comercial é estrelado por uma entusiasta do atletismo da vida real e seu pai e tem como objetivo demonstrar como a Gemini AI pode fornecer um ponto de partida ou um rascunho provisório para quem procura ideias na hora de escrever”, acrescentou.
“Isto é para todos que assistem #TeamUSA competir no palco mundial e pensam, esse serei eu algum dia. Vocês conseguiram, com uma ajudinha da Gemini. Um grande obrigado ao recordista mundial Sydney McLaughlin-Levrone por nos ajudar a contar esta história, e boa sorte a todos que estão perseguindo grandes sonhos neste verão”, é o que diz a descrição do anúncio do Google para os Jogos Olímpicos.
Foto: Unsplash