A Câmara dos Deputados informa que irá realizar uma simulação de incêndio no Edifício Principal da Casa nesta sexta-feira (20), às 16h. O treinamento de evacuação do prédio será coordenado pela Polícia Legislativa da Câmara, com apoio da Brigada Profissional da Casa, dos departamentos Técnico, de Atenção à Saúde e de Comunicação e Mídia Digitais. Haverá colaboração da Polícia Legislativa do Senado e do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Trânsito e da Polícia Militar do Distrito Federal.
Esse será o 17º simulado das edificações da Câmara, em atendimento à Portaria 403/2015 da Casa e à Norma Técnica 007/2011 do Corpo de Bombeiros. O treinamento começará com uma explosão no quadro elétrico de energia do restaurante SENAC, gerando muita fumaça e vítimas simuladas. A energia do prédio será desligada e todos sairão em fila pelas rotas de fuga. O objetivo é evacuar todo o edifício, levando as pessoas para o gramado em frente ao Congresso Nacional. As vítimas simuladas serão levadas para atendimento hospitalar em ambulâncias e, possivelmente, no helicóptero do Corpo de Bombeiros.
Durante a simulação, parte da via S1 ao lado do Congresso Nacional ficará com trânsito parcialmente interrompido. Todos os órgãos públicos situados perto dos prédios da Câmara dos Deputados foram comunicados sobre a simulação de incêndio: Senado Federal, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal, Tribunal de Contas da União, Itamaraty e Procuradoria-Geral da República.