O ChatGPT e outros chatbots estão em ascensão, pois mais e mais pessoas os tornam parte de seus fluxos de trabalho diários. Mas há um grande problema de plágio e conteúdo de IA que está afetando criativos, editores, escolas e faculdades. Isso pode ser facilmente mitigado por ter uma ferramenta que detecte conteúdo gerado pelo ChatGPT e, do jeito que as coisas estão, a OpenAI supostamente já tem uma ferramenta para detectar o mesmo, pegando alunos e funcionários que usam o chatbot para fazer o trabalho, mas optou por não lançá-lo ainda.
Com base em um relatório de Jornal de Wall StreetA OpenAI de fato tem um sistema de marca d’água que pode ajudar a detectar conteúdo criado pelo ChatGPT, mas a empresa decidiu mantê-lo por enquanto, com base em como internamente todos estão divididos sobre ele.
Leia também: Apple Watch colorido feito de plástico, projetado para crianças, pode estar em desenvolvimento – O que sabemos
Como a marca d’água resolverá a trapaça acadêmica?
O ChatGPT agora se tornou uma ferramenta que muitos estudantes de escolas e faculdades usam para fazer tarefas. Isso criou um grande problema de plágio e forçou os professores a descobrir maneiras de detectá-lo. Ter um sistema de marca d’água vai resolver isso. A OpenAI já tem um sistema e, em uma atualização de blog hoje, a OpenAI confirmou: “Nossas equipes desenvolveram um método de marca d’água de texto que continuamos a considerar enquanto pesquisamos alternativas”.
A gigante da IA também confirmou que a ferramenta tem várias deficiências, com a ferramenta sendo menos eficaz ao usar sistemas de tradução, reescrevendo usando outro modelo generativo e até mais. Mais importante, a OpenAI observa que ter esse sistema introduzido poderia “estigmatizar” o uso do ChatGPT como uma ferramenta de escrita entre falantes não nativos de inglês, e é aqui que as coisas ficam complicadas para a empresa.
Leia também: Usuários do iPhone obterão esses 5 recursos transformadores do Apple Intelligence com o iOS 18
OpenAI não quer perder usuários
É simples: se mais usuários forem detectados usando ferramentas OpenAI, isso deixaria as pessoas hesitantes em usar o ChatGPT e, portanto, prejudicaria a empresa. Por outro lado, implementar o mesmo poderia ser uma vantagem para outros, especialmente se o OpenAI se ater a outros métodos “menos controversos” dos quais fala.
Em cenários profissionais, o uso de bots de IA como o ChatGPT também é desencorajado e, se a ferramenta for lançada, muitos que já usam o ChatGPT podem ser forçados a parar de usá-la, com medo de serem pegos pelos empregadores.
Leia também: Banheiros inteligentes japoneses na Índia: preço inicial, recursos e todos os detalhes para saber