O ChatGPT apresentou instabilidade em diversos países na manhã desta terça-feira (10), afetando o acesso e o funcionamento do serviço. Usuários relataram dificuldades para interagir com o chatbot e utilizar recursos da plataforma.
Segundo o Downdetector, site que monitora instabilidades online, o número de queixas começou a crescer por volta das 4h20 no Brasil. O pico foi registrado às 8h37, com 954 notificações de falhas. O monitoramento também apontou registros nos Estados Unidos, Índia e outros países.
A OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, identificou o problema como responsável por erros e alta latência em seus serviços. A equipe técnica informou que trabalha na implementação de uma solução e já observa melhora na API, usada por empresas para integrar os modelos de linguagem a sistemas próprios.
Até o fim da manhã, a instabilidade ainda afetava parte dos serviços. A empresa comunicou que a recuperação total pode levar mais algumas horas e prometeu novas atualizações conforme avançar na correção.
Confira abaixo alguns relatos de usuários sobre a queda do ChatGPT:
Usuários relataram mensagens de erro em fóruns, redes sociais e nos canais de suporte da própria OpenAI do ChatGPT: “Um erro de rede ocorreu. Por favor, confira sua conexão e tente novamente.” e “Humm… parece que alguma coisa saiu errado”.
Além disso, reclamações também foram notadas em redes sociais como o X (antigo Twitter). Veja: