Pular para o conteúdo

Evaristo.ai é o chatbot português multi-modelo que democratiza a IA

Banner Aleatório

Inspirado na personagem icónica do filme Pátio das Cantigas, o Evaristo.ai é o novo agente digital desenvolvido pelos laboratórios da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) com o objetivo de voltar a fazer história na língua portuguesa. Lançado pelo NLX – Grupo de Fala e Linguagem Natural, o Evaristo.ai® é o primeiro chatbot a permitir a escolha e combinação de diferentes modelos de Inteligência Artificial (IA) para interpretar e responder em português, assumindo até distintos heterónimos definidos pelo utilizador.

Banner Aleatório

O Evaristo.ai® disponibiliza gratuitamente seis modelos de IA com diferentes dimensões e capacidades, desde o Gervásio 8B PTPT, pioneiro em português europeu, ao Llama 3.3 70B Instruct (Meta), Qwen 3 32B (Alibaba), Mistral Small 24B Instruct (Mistral AI), Sabiá 7B (Maritaca AI) e DeepSeek Coder 1.3B Instruct. Cada modelo traz consigo diferentes datas de treino, dimensões (entre 1,3 e 70 mil milhões de parâmetros) e aptidões em termos semânticos, culturais e de civilidade. Além disso, alguns modelos permitem extensões para pesquisa em tempo real na Internet, enquanto outros operam exclusivamente com o conhecimento adquirido até à data de treino.

Para além da conversação, o Evaristo.ai® oferece funcionalidades como resumos, traduções, paráfrases, redação de textos, letras de música, poesia e até receitas culinárias, sempre com o compromisso de promover a literacia tecnológica, a soberania digital e o uso da IA aberta. O serviço não rastreia utilizadores, não partilha dados pessoais com terceiros e respeita a privacidade e propriedade dos conteúdos processados.

Como sublinha António Branco, professor da CIÊNCIAS e responsável pelo NLX, “o Evaristo.ai® demonstra que é possível criar sistemas de IA aberta que todos podem usar, promovendo mais fornecedores de ferramentas de IA generativa e democratizando estas tecnologias”. A plataforma permite combinar variantes do português europeu e do português do Brasil, ajustar o tom e perfil das respostas e moldar os heterónimos ao gosto e às necessidades de cada utilizador.

Com um espírito prestável e bem-humorado, à imagem do Evaristo do cinema português, este chatbot visa tornar-se uma ferramenta de referência no apoio à língua portuguesa e ao desenvolvimento científico e tecnológico no domínio da IA.



Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *