Homem é preso por esquema de falsas vagas de emprego com salários de até R$ 15 mil – Descubra como ele agia!
Golpista montou curso de capacitação, cobrando uma taxa de inscrição que era desviada; como o trabalho nunca aparecia, as vítimas desconfiaram e acionaram a polícia
A polícia do Rio de Janeiro prendeu um homem que oferecia falsas vagas de emprego em empresas públicas e estatais, prometendo salários de até R$ 15.000. O golpista, identificado como Marcelo Baiense, é um velho conhecido das autoridades e já tinha pelo menos 15 passagens pela polícia. Ele montou um curso para preparar e capacitar alunos para as supostas vagas, cobrando uma taxa de inscrição que era desviada. As vagas, no entanto, nunca se materializavam, levando as vítimas a desconfiarem e denunciarem o esquema. As denúncias chegaram à polícia tanto na Baixada Fluminense quanto em Copacabana.
O delegado responsável pela investigação, Ângelo Lages, cruzou informações das denúncias feitas na Baixada com aquelas que estavam chegando à sua distrital, na zona sul do Rio de Janeiro. Baiense já havia sido preso anteriormente e cumprido sete anos, mas voltou a praticar golpes após ser solto. Para evitar ser capturado, ele instalou diversas câmeras de segurança em sua rua e monitorava a movimentação policial, fugindo pelos fundos de sua casa quando percebia a aproximação de viaturas.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
No último sábado (28), a polícia realizou uma diligência com uma viatura descaracterizada e cercou a casa de Marcelo Baiense. Ao perceber a movimentação, ele tentou fugir pelo matagal atrás de sua residência, mas a casa estava totalmente cercada, e a prisão foi efetuada com sucesso. A operação foi meticulosamente planejada para evitar que o golpista escapasse mais uma vez, demonstrando a eficácia da estratégia policial. O delegado pede que vítimas do golpista procurem a polícia para ajudar nas investigações.
*Com informações de Rodrigo Viga
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Responses