No dia 14 de maio, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por meio do Laboratório de Inteligência ARtificial para Aplicações AeroEspaciais e Ambientais (LIAREA), participou do Summit Tecnologia e Inovação, promovido em comemoração aos 150 anos do jornal O Estado de S.Paulo, conhecido como Estadão.
Realizado no Unibes Cultural na cidade de São Paulo, o evento apresentou as principais inovações tecnológicas que já estão transformando a sociedade e os setores produtivos. Inteligência artificial (IA), computação quântica e tecnologia 6G foram alguns dos temas abordados.
Valdivino Alexandre de Santiago Júnior, pesquisador do LIAREA, participou do painel “A tecnologia na era do clima” e abordou os benefícios da tecnologia e da IA para prover soluções sustentáveis, os problemas que tais abordagens têm causado ao meio ambiente e, ainda, as soluções que estão sendo viabilizadas para equilibrar o impacto ambiental do setor, para alcançar um saldo positivo para o planeta.
Profissionais da Google, Amazon Web Services, IBM, Febraban, Itaú Unibanco, Huawei Brasil, Nokia e Master Card Brasil foram alguns dos debatedores da indústria. Do meio acadêmico, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) estiveram presentes, assim como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Milton Vieira, secretário municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo, fez a abertura do evento.
Além de Valdivino Santiago Júnior, do INPE, o painel contou com a participação de Newton Neto, diretor de Parcerias da Google na América Latina, Fábio Cozman, coordenador do Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina da USP, e Patrícia Pinho, diretora adjunta de Pesquisa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). O painel foi mediado por Victor Vieira, editor de Metrópole do Estadão.
- Victor Vieira, editor do Estadão, e Valdivino Santiago Júnior, pesquisador do INPE