A Netflix anuncia nesta quarta, 7, a primeira grande renovação de seu aplicativo em mais de 10 anos. Além de mudar da interface para o usuário, algo que não acontecia desde 2014, o serviço também se inspirou no TikTok e no ChatGPT para incluir novos recursos no aplicativo.
Testada desde o ano passado com alguns usuários, a principal mudança visual ocorre na tela principal do aplicativo para TVs. Os menus que ficavam no canto esquerdo foi substituído por uma barra no topo com cinco abas: home, programas, filmes, jogos e minha lista. Além disso, a sinopse e outras informações da produção mudaram de lugar e ficam mais próximas do campo de visão do telespectador enquanto navega pelos menus.

Nova tela inicial da Netflix, lançada nesta quarta Foto: Netflix/Distribuição
Na tentativa de ser o mais ágil possível, o app também terá “selos” que comunicam rapidamente informações. Em jogos ao vivo, como da NFL, aparecerá um selo “ao vivo”. Há também selos que indicam premiações recebidas, ranking de audiência no país e até filmes com alto índice de serem “reassistidos”.
“Nossos assinantes fazem muita ‘ginásticas com os olhos’ ao rolar para baixo e para a direita e ir e voltar entre as linhas e os detalhes dos títulos na página inicial. E isso torna difícil absorver informações suficientes para entender o que é único em cada título. Na nova experiência, estamos colocando todas as informações de que você precisa para fazer uma escolha informada sobre o que assistir na frente e no centro, disse em apresentação para jornalistas Eunice Kim, diretora de produtos da companhia.
A executiva também admitiu que a nova interface abre novas possibilidades para a exibição de anúncios publicitários, mas falou que por enquanto nada muda para os assinantes.
IA generativa
Para o aplicativo, a companhia trouxe ferramentas inspiradas na concorrência. A partir desta quarta, um pequeno grupo vai testar um chatbot de inteligência artificial (IA) generativa para recomendação de conteúdo. Ou seja, o usuário poderá fazer pedidos com prompts, como já ocorre no ChatGPT. Por exemplo: “estou de mau humor, mas não quero rir com coisa idiota”.
De fato, Elizabeth Stone, diretora de tecnologia, explicou na apresentação que o recurso foi desenvolvido com tecnologia da OpenAI — a empresa de Sam Altman fornece os modelos de IA, enquanto a Netflix entra com os contextos sobre os conteúdos. A nova ferramenta, no entanto, não estará disponível para todos. Um pequeno grupo de alguns usuários da versão para iPhone do aplicativo foi escolhido para o teste.

‘ChatGPT da Netflix’ será testada no iPhone Foto: Netflix/Divulgação
Elizabeth também explicou que a companhia turbinou o uso de IA para a recomendação de conteúdo em todo o serviço. “Antes, a IA para sugeriria títulos com base no que você assistiu e gostou. Agora, as novas recomendações vão detectar mais sinais”, disse ela. Ou seja, a companhia saí de um sistema que usava histórico de visualização e padrões para detectar elementos como comportamento de navegação ativo (isso inclui trailers assistido e buscas ativas naquele momento), classificações (joinha para cima ou não) e até hora do dia.
Ainda sobre IA, a executiva também afirmou que a plataforma vai usar IA generativa para editar títulos, arte e sinopses de programas em idiomas em que não estavam disponíveis.
‘TikTok da Netflix’
Por fim, a versão para celulares vai ganhar nas próximas semanas um feed vertical bastante parecido com o TikTok. Nele, serão disponibilizados trechos de produções que seriam recomendados para o usuário na interface tradicional. “Sabemos que deslizar por um feed vertical em redes sociais é uma maneira fácil de navegar pelo conteúdo de vídeo. E também sabemos que nossos assinantes adoram navegar por nossos clipes e trailers para encontrar sua próxima paixão”, disse Eunice.
A partir disso, o usuário poderá clicar para assistir na íntegra, guardar na minha lista ou compartilhar com os amigos.

Feed vertical da Netflix inspirado no TikTok Foto: Netflix/Divulgação
As executivas explicaram que, inicialmente, não serão exibidas propagandas para assinantes do plano com anúncio, mas também admitiram que o formato expande as possibilidades da empresa.